domingo, 19 de julho de 2009

Francisco Arroio - Dividir uma emoção vivida.


Francisco Arroio - 1ºDan

Meus amigos,
hoje senti uma emoção muito grande ao entrar no dojo da Universidade Gama Filho para participar de um treino de judô. Fiz questão de colocar meu judogui novamente, depois de alguns anos guardado, com o símbolo que tanto defendi em meu peito, do lado do coração.
Tentei escrever algumas coisas para representar esse momento e acho que consegui extrair ao máximo minhas emoções.

Eu sabia que um dia a maioria de nós iria-nos separar.

Sentiríamos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos dos tantos risos e momentos que partilhamos.

Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas das competições, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.

Sempre pensei e acreditei que as amizades continuariam para sempre.

Hoje não tenho mais tanta certeza disso.

Aos poucos cada um foi para o seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, seguiram a sua vida.

Talvez até continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos emails que trocaremos.

Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...

Aí, os dias vão passar, meses, anos e até este contato se tornar cada vez mais raro.

Vamo-nos perder no tempo...

Às vezes os nossos filhos vendo as nossas fotografias em preto e branco perguntam: "Quem são aquelas pessoas?"

Aí diremos que eram nossos amigos e isso vai doer tanto!

"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!”

A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...

Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...

Uma vez eu vendo esse texto escrito em algum lugar, guardei para sempre em minha memória:

“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

11 comentários:

Anônimo disse...

Emocionante! Lindas palavras! Parabéns Professor Arroio.

Vinicius Cardoso disse...

Poxa que saudade... Meus olhos se encheram de lágrimas ao ler seu depoimento. Mestre Arroio o senhor como sempre além da competência continua com um coração enorme. Saudades...

Jorge Carlos - Tim Maia disse...

Só quem foi da Gama Filho sabe o que isso representa. Arroio, é raro se ver um sentimento tão profundo demonstrado nessas palavras. Meu amigo, saiba que voce continua em meu coração. Sempre seremos Gamafilianos!!!

Monique disse...

Nossa que lindo! Amei suas palavras! Quantas broncas voce me deu quando eu lutava? Eu cresci muito com suas palavras... Hoje sou uma mulher realizada em tudo que fiz e ainda faltam algumas coisinhas... Beijos Arroio! Te Amo!

Sport Club Mackenzie disse...

Parabéns Professor.

Martiniano Ramalho disse...

Nossa Arroio muito lindo. Eu lembro dos nossos tempos em que ainda estávamos no Mackenzie. Desde lá formamos uma familia e fomos juntos pra Gama Filho. Saudades Meu Irmão...

Alessandra Coimbra disse...

Adorei meu querido professor! Voce escreveu a pura realidade. Te Adoro!

Maria Angelica disse...

Professor Arroio que Lindo!!! O sr tem toda razão. Acho que é uma tendência... mas temos que fazer algo para mudar. Beijos Meu Querido!

Carlos Okimoto disse...

Meu querido Chico Arroio, estou aqui do outro lado do mundo e voce me faz sentir uma emoção enorme.

Alexandre Cardoso disse...

Meu amigo quanto tempo? A gente não se vê há muito tempo. Que saudade dos tempos do judô. De vez em quando fico vendo nossas fotos da época do Mackenzie. Muito bacana o que voce escreveu. Fique com Deus.

Jorge Carlos dos Santos disse...

Como vai amigo Arroio?
Infelizmente no esporte em geral não se veste mais a camisa como era na nossa época. Esse seu depoimento veio do fundo do coração. Só quem te conhece sabe o quanto é verdade tudo que escreveu...
Beijão Amigo!

Postar um comentário